Arthur Calasans iniciou sua carreira como fotógrafo no portal iG, atuou em sites de cultura, entretenimento e notícias. No terceiro setor, como jornalista, foi editor do jornal "Informar é Incluir", publicação criada pelo Instituto Paradigma com objetivo de levar aos professores da rede municipal de ensino de Santo André informações sobre o programa para inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da cidade.
Importante em sua formação pessoal e profissional, o período de trabalho na organização desenvolveu um olhar ampliado para temas como: mobilidade urbana, acessibilidade, educação, trabalho e a importância da inclusão social por meio da valorização e do respeito à diversidade humana.
Tem trabalhos premiados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI). Participou de exposições coletivas como "Paulistanos da Paulista" (Caixa Cultural- 2003) e Arte Inclui (Prefeitura de São Paulo / CPFL Cultura - 2009).
É integrante da galeria fotográfica do IPC-IG sob a coleção "Humanizando Desenvolvimento", seleção de imagens que representam o Desenvolvimento Inclusivo, a Promoção da igualdade de gêneros e a Construção de uma agenda democrática. A imagem selecionada é parte do banco de dados do PNUD e IPC-IG e do Departamento de Informação Pública da ONU em Nova Iorque.
Atualmente atua na empresa que criou em 2008, a Amanajé Fotografia, que em Tupi Guarani significa "O Homem que Comunica", e como professor, em oficinas de fotografia para crianças e adultos na Biblioteca de São Paulo. A 'Amanajé' atende a demanda de fotografia da área de comunicação de empresas e do terceiro setor. |
|